CONCURSO 3 ESTAÇÕES
ESTAÇÃO BERRINI | SP
FICHA TÉCNICA
-
Realização: EMBARQ Brasil , WRI Brasil, USP Cidades
-
Status: Concurso - Primeiro Lugar - 2014 dezembro
-
Local: Estação Berrini CPTM, São Paulo, Brasil
-
Equipe: Carolina Guido, Fernanda Mercês, Rodolfo Macedo, Yuval Fogelson
PROJETOS
(esta página)
IMPLANTAÇÃO FASE TEMPORÁRIA RUA JOEL CARLOS BORGES
09 / 2017
05 / 2015
Visita técnica Nova York
08 / 2016
Apresentação sub-prefeitura Pinheiro / WRI Brasil
04 / 2017
Entrega relatório para aprovação
09 / 2017
Dia Mundial sem carros 2017
08 / 2017
Workshop de financiamento Ruas Completas
WRI Brasil
07 / 2017
Aprovação projeto CET
O PROJETO
Se existe um momento em que podemos definir como nascimento da Urb-i, seria a nossa participação no Concurso 3 Estações. Organizado pela Embarq Brasil em conjunto com a WRI Brasil e a USP CIDADES, o concurso tinha como objetivo promover propostas de melhoria para micro acessibilidade do entorno das estações de trem.
A proximidade com o local de trabalho tornou a escolha da estação Berrini óbvia para nós e, com ela, tivemos a oportunidade de propor mudanças significativas para algo que fazia parte da nossa rotina.
O projeto vencedor foi apresentado à população em setembro de 2016, durante um evento na rua Joel Carlos Borges. O dia mundial sem carro contou com a participação da Urb-i, que fez uma pesquisa e um abaixo assinado no local. Saiba mais >>
Rua Joel Carlos Borges hoje - etapa temprária - etapa permanente
Apresentação 3 Fases - de temporário à permanente
Para o desenvolvimento do projeto pensamos em uma proposta articulada em fases, permitindo testes, feedback e aceitação da população ao longo do tempo. A cada fase estendemos também a escala transbordando o limite pré-estabelecido e crescendo, inclusive, para o lado oposto do Rio Pinheiros, buscando a continuidade e conectividade dos modais e da malha urbana.
Na nossa primeira fase acontece a implantação do projeto piloto. Por meio de tinta e mobiliário apenas, construímos uma intervenção de caráter temporário, transformando o espaço público em algo lúdico e convidativo para as pessoas.
Na fase 2, avaliamos a aceitação da população e realizamos as obras de infraestrutura de acordo com ela. Nesse momento serão realizadas as obras de viário, arborização drenagem e fiação, entre outros.
Finalmente, propusemos para a fase 3 uma segunda etapa de obras, agora mais complexas devido ao envolvimento diferentes agentes, públicos e privados para a sua realização. Nela conectamos os dois lados do rio, além de alteramos alguns usos para promover um mix maior.
Visualize a apresentação também aqui:
Na Mídia Concurso 3 Estações