ÁUREA CRIATIVA
RUA ÁUREA, VILA MARIANA | SP
FICHA TÉCNICA
-
Projeto: Urb-i e Observatório de Economia Criativa ESPM
-
Status: Evento efêmero urbanismo tático - Dezembro 2016
-
Local: Rua Áurea, Vila Mariana, São Paulo, Brasil
-
Equipe Urb-i + Colaboradores: Carolina Guido, Fernanda Mercês, Paulo Franco, Yuval Fogelson, Roberto Gentilezza, Silvia Monteiro, Daniel Yamamoto, Livia Pugliesi, Tadeu Moreno, Alê Taira, Paula Mercês
-
Equipe ESPM: Jair Marcatti, Juliana Saad Masotti, Barbara Siqueira, Caio Rosa, Isabella Lembro, Ítalo Fais, Maria Giulia Legnaioli. Rafael Valverde, Thiago Pasquino
-
Parceria: Brechó - La Maison est Tombée, Luz Da Vila, MobiLab, 4teto Abstrakt
PROJETOS
O EVENTO
Chegamos de manhã cedo, com o tempo ainda nublado e poucos carros estacionados. Colaboradores da Urb-i e alunos do Observatório de Economia Criativa da ESPM ajudaram a demarcar o espaço com cones e varrer o asfalto. Fizemos as marcações no chão para pintar algumas áreas e espalhamos grama sintética em outras.
Os dois carros estacionados logo saíram e usamos o espaço de cerca dez vagas para montar uma área de convivência para as pessoas. Cadeiras de praia, guarda-sóis, mesas e mobiliário emprestados do comércio transformaram o local em uma mini praça.
No início da tarde, a banda 4teto Abstrakt tocou jazz e música brasileira. Quem passava por perto logo percebia que algo estava diferente na rua Áurea. Teve até papai noel pra criançada na frente do Brechó - La Maison est Tombée! A tarde, o fotógrafo Marcelo Oséas bateu um papo sobre fotografia e a cidade. O espaço Luz da Villa também criou um ambiente com mesas e mobiliário ocupando uma vaga.
Aproveitamos o evento para fazer um experimento de traffic calming no cruzamento com a rua Joaquim Távora. Com os cones, demarcamos o espaço para melhorar a travessia de pedestres e incentivar os carros a reduzirem a velocidade.
Felizmente a chuva só chegou no fim do dia, quando já desmontávamos o evento. As sete da noite, assim que liberamos as vagas, os carros já estacionaram. A intervenção foi um sucesso! Mostrou que é possível melhorar o espaço público, priorizar os pedestres e movimentar o comércio local com atividades para as pessoas.
O PROJETO
Mapeamos as vagas de estacionamento que poderiam fazer parte do evento e os comerciantes que se interessaram em ajudar. Com isso, preparamos um desenho para executar a intervenção.
O PROCESSO
O primeiro encontro com os alunos do OEC foi em outubro, quando apresentamos a Urb-i, nossos projetos e metodologia. Depois disso nos reunimos várias vezes para definir cronograma, plano de trabalho e escolher o lugar para o evento.
Caminhamos juntos pelo bairro e observamos algumas características predominantes na região: Falta de lugares para sentar, poucas lixeiras, calçadas estreitas ou com obstáculos, muitos muros, poucas sombras. São detalhes que fazem a diferença na hora da caminhada.
Escolhemos a rua Áurea por ter menos movimento de carros, muitos pedestres e um comércio variado, como restaurantes, sorveteria e brechó. A maioria dos comerciantes aceitou participar e ajudar na intervenção. Nosso objetivo com esse projeto foi abrir os olhos de todos para um novo jeito de usar o espaço público.