DE BOA NA LAGOA
FLORIANÓPOLIS | SC
FICHA TÉCNICA
-
Projeto: Urb-i + URBE ateliê de arquitetura + JACK & JACKS
-
Status: Evento efêmero urbanismo tático - Fevereiro 2017
-
Local: Rua Manoel Severino de Oliveira, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC, Brasil
-
Equipe Urb-i + Colaboradores: Carolina Guido, Paulo Franco, Yuval Fogelson, Tadeu Moreno, Alê Taira
-
Equipe URBE: Paula Cury, Angela Marschall, Ana Bigi, Ana Zabotti, Daniela Lopes, Mariana Rocha, Ana Carolina Bazzo, Valentina Dondé
-
Equipe JACK & JACKS: Moisés Oliveira, Rodrigo Veronese
-
Parceria: Gelato Di Panna
-
Apoaidores: Floricultura Vale Verde, Arca de Arte, Oliveira Materiais de Construção, Dona Conceição, Açaí Floripa, Bazar do Surf, Águas Clara
-
Artistas: Dylan Pazello, Samuel Adiala, Felipe Abarno, Janis Francille Almeida
-
Música: Lipe Viajante, DJ Marcelo Pimenta
PROJETOS
Foi um dia bem diferente no bairro da Lagoa, em Floripa. Três vagas de estacionamento na rua deram lugar a uma mini praça, com espaço para sentar, exposições, oficinas e música pra todo mundo. A área pública ocupada pelas pessoas chamou a atenção de quem passava por ali. Durou algumas horas, mas foi o suficiente pra despertar um novo olhar sobre a cidade.
O PROCESSO
A parceria da Urb-i com o ateliê URBE e o café Jack & Jacks foi o ponto de partida para a realização do evento. Cerca de um mês antes da intervenção já começamos a buscar apoio no comércio local e pensar em atividades. As meninas da URBE fizeram o desenho que foi debatido entre todos pra ser usado no dia da montagem.
O pessoal do Jack também agilizou contatos para a programação e nos cedeu uma sala de apoio. Chegamos em Floripa alguns dias antes e ajudamos a confeccionar bancos de madeira e carregar todo o material. Outras lojas do entorno apoiaram a ideia desde o início e participaram de alguma forma, seja com doações de material ou na organização.
O EVENTO
A montagem começou por volta de 10h com a colocação de grama sintética, bancos, guarda-sóis e até uma jardineira. O clima ficou ainda mais legal quando começaram a música e a programação preparada especialmente para o evento. Num ambiente de descontração total, o espaço ficou lotado até quase 22h, quando começamos a desmontar.
Foi incrível participar de mais uma intervenção urbana, desta vez em Floripa!