PROJETOS
A cidade de Maceió recebeu nos dias 03 e 04 de novembro de 2017 um evento destinado a repensar as cidades de uma maneira inovadora. Logo no primeiro dia, uma mesa de abertura com cases e projetos relevantes sobre mobilidade. A arquiteta e urbanista Elza Lira falou sobre o Smart Cities, soluções que transformam cidades.
No período da tarde, o arquiteto Caio Esteves, da empresa Place for Us, falou sobre placebranding. Logo em seguida, apresentamos o conceito de placemaking e e urbanismo tático e mostramos vários exemplos de intervenções realizadas pela Urb-i. Também falamos sobre o case da rua Joel Carlos Borges, que teve a fase temporária implantada em setembro de 2017. Por fim, provocamos os presentes a repensarem o acesso a um dos mirantes da cidade, o do Cortiço.
O primeiro dia terminou com uma palestra do arquiteto e urbanista Robert de Paauw, que falou sobre a identificação de oportunidades na paisagem urbana e no meio ambiente, como forma de se pensar projetos inteligentes e sustentáveis. O segundo dia foi uma grande oficina de designa thinking, na qual os participantes prototiparam ideias de novos negócios. A solução mais inovadora e criativa foi premiada após passar por uma banca avaliadora.
Foi muito bom participar de um evento como este em uma capital como Maceió. Muitos participantes eram funcionários da prefeitura e certamente terminaram o final de semana com ideias inovadoras e criativas para melhorar a cidade.